Notícia Seca prefeitura
HUMOR DOCUMENTÁRIO CRÔNICAS CULTURA GERAL JORNAL DE PREÇOS VÍDEOS MEIO AMBIENTE CIDADES ECONOMIA EDUCAÇÃO SAÚDE
Boa noite - Itabira, segunda, 09 de dezembro de 2019   NOTÍCIA SECA CONTATO

CRÔNICAS  
CASAMENTO PARA SEMPRE
Foi assim em Parauapebas 09/07/2019

 

Parauapebas, Estado do Pará, 6 de julho de 2019. Cidade do Sudeste Paraense, Norte do Brasil, distante de Itabira, onde moramos, 2.280,6 km. Lá aconteceu um casamento religioso, especial, diferente, interessante, que merece até que se faça dele uma espécie de nota com versos românticos, quem sabe de algum poeta que aparecer por aí, ainda há tempo.

Por quê? O noivo, Reneé, filho do senhor Maurício e de Dona Socorro; a noiva, Larissa, filha de João Moura Neto e Dona Rosa. Uma cerimônia simples mas significativa, celebrada com três anos de atraso em relação ao casamento civil. A notoriedade: primeiro o civil, depois o “na igreja”.

Foi assim: esteve presente a representatividade de duas famílias e não seria mesmo possível que sequer os Moura Morais todos comparecessem. Primeiro, porque não haveria a mínima condição de juntar tantas aeronaves para o transporte; segundo, que os hotéis de Parauapebas não comportariam. Só por aí se justifica que fomos nós e outros que lá estiveram, lembrando as tias de Larissa: Marlete, Marlene, Marta, Margarida, ou seja M elevado à quarta potência. Os tios tortos (não aceitamos que nos entortem mais) foram Sérgio Amaral e eu. As irmãs Nayara e Monique estavam firmes, além de sobrinhos.

E desculpem os demais presentes que lotaram os voos da Gol e da Azul, ida e vinda, por não citá-los e nem faria um trabalho próprio de cronista social, mencionando roupas longas e curtas, decotes, bordados, sapatos combinantes, joias e outros detalhes que não são da minha alçada ou praia.

O casamento se realizou na Igreja que tem como Padroeiro São Sebastião. O celebrante foi o Reverendíssimo Padre Patrick.

Após a cerimônia religiosa, cheia de atos emocionantes, a cidade recebeu uma forte chuva que serviu para amenizar o calor a que os mineiros não estão acostumados, por isso agradecidos a São Pedro. Todos nos dirigimos ao Espaço Clube, onde, já sabíamos, a maioria dos presentes pularia de roupa e sapatos na piscina, como realmente aconteceu, incluindo noivo e noiva, até os pais da noiva, esta rigorosamente vestida com véu e grinalda.

A história deste casamento para mim começa quando Larissa era aluna do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Itabira. Foi publicada uma foto dela e uma pequena nota sobre um trabalho de sua equipe na sala de aula. Ainda menininha , ela anunciou ao Colégio das Irmãs que “a partir de hoje eu sou muito importante!” A frase infantil ficou gravada em mim, autor da foto e do registro na revista DeFato.

Vez por outra durante o evento, fui recordando o casamento de minha filha, Flávia, com Winderson, realizado há cerca de 20 anos, nos mesmos moldes, ou seja, primeiro o civil e, depois, seis anos passados, o ato religioso. Empurrado pelo destino, tomei o microfone que o padre me ofereceu para dizer o seguinte: “Este matrimônio é a reafirmação do casamento, sinal incontestável de que deu certo”. O Padre Patrick não me deu microfone nem houve discursos, nem pensei nisso, mas disse de mim para mim, num profundo silêncio, a mesma frase transportada no tempo e no espaço.

Durante a recepção, Larissa provou que sempre foi assim: alegre, popular, comunicativa, além de bonita. Depois de se banhar na piscina com as vestimentas usadas na igreja, rolou na grama, assentou-se, foi fotografada e recebeu algumas picadas de formiguinhas atrevidas, daquelas que deixam marcas e se espalham, empolando e deixando um rastro de vermelho como marcas.

Para provar a sua completa felicidade, ela apenas foi ao médico, imediatamente tratada para, em seguida, sorrir de novo, comentar que as formigas a marcaram e todos pudemos sentir que nem incomodaram o seu indestrutível humor.

A felicidade de Reneé e Larissa se consolidou para sempre porque foi abençoada por Deus. Amém.

José Sana

Em 09/07/2019

 


 

 

caracafm
 
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE! E-mail: contato@noticiaseca.com.br
Notícia Seca 2019. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvedor: SITE OURO